Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Eco101 já realizou mais de 1,4 milhão de atendimentos ao usuário

Publicado em 07 de fev de 2024 às 09:00

Com dez anos de concessão, a Eco101 já realizou mais de 1,4 milhão de atendimentos aos usuários. Somente em 2023 foram mais de 70 mil atendimentos. A concessionária é responsável pela manutenção e operação diária em 478,7 quilômetros do trecho que corta todo o Espírito Santo, desde Mimoso do Sul, na divisa com o Rio de Janeiro, até o trevo de acesso a Mucuri, já na Bahia. São realizados atendimentos de emergência 24 horas aos usuários, entre resgate médico com ambulâncias, socorro mecânico e remoção de veículos por meio de guinchos leves e pesados.

Conheça alguns dos serviços oferecidos:

- 12 bases de atendimento aos usuários (SAUs) distribuídas a cada 40 quilômetros, equipadas com telefones, banheiros, fraldários, água potável, área de descanso e totens de autoatendimento. As bases funcionam 24 horas por dia nos sete dias da semana.

- Carregadores para veículos híbridos e elétricos foram disponibilizados nas bases de atendimento ao usuário (SAUs) ao longo do trecho sob concessão. São seis carregadores para veículos elétricos e híbridos, que permitem recarga de emergência para os carros elétricos e sem custos aos motoristas. 
 
Com os equipamentos instalados ao longo de todo o trecho, os usuários não precisam entrar nas cidades que margeiam a BR para procurar pontos de recarga. Com isso, eles otimizam seu tempo de deslocamento, mantendo-se em um ambiente seguro e monitorado 24 horas por dia.

Os SAUs que possuem carregadores para veículos híbridos e elétricos são: 
•    SAU 2 – km 42,3 – Conceição da Barra
•    SAU 3 – km 85,8 – São Mateus
•    SAU 6 – km 210,8 – Ibiraçu
•    SAU 8 – km 281 – Cariacica
•    SAU 10 – km 359,6 – Anchieta
•    SAU 11 – km398,9 – Itapemirim

- O Serviço de Inspeção de Tráfego tem como função prestar assistência aos usuários, efetuando a sinalização adequada da ocorrência visando sempre à segurança no atendimento e prestando também apoio às demais equipes operacionais. Para verificar as condições da pista e auxiliar os motoristas em situações de emergência, veículos de inspeção de tráfego percorrem a rodovia ininterruptamente, 24 horas por dia. Treinadas para detectar e solucionar qualquer tipo de anormalidade nas estradas, essas equipes dão apoio ao serviço de atendimento ao usuário e acionam o Centro de Controle Operacional (CCO) sempre que necessário.

- O serviço de socorro mecânico (guincho) funciona 24 horas na rodovia, sendo prestado por equipes com pessoal treinado para atender rapidamente os veículos de usuários que apresentarem falhas, com atuação limitada a eventual troca de pneus ou reboque do veículo para um local próximo mais seguro, na rodovia, que pode ser um posto de serviço ou oficina mecânica. Os atendimentos são realizados pelos guinchos leves e pesados, e os veículos são encaminhados ao ponto de apoio mais próximo do local de atendimento. 

- O serviço de socorro médico é ofertado aos usuários da BR-101/ES-BA, que podem solicitar atendimento de emergência no trecho administrado pela Eco101. 

- O Centro de Controle Operacional (CCO) tem a função de gerenciar e analisar as informações do sistema rodoviário, acionar os recursos e realizar as ações necessárias para o atendimento das ocorrências, de modo a otimizar o atendimento de todos os usuários, garantindo a fluidez do tráfego e segurança dos usuários. Para isso, basta ligar ou acessar via WhatsApp o telefone gratuito da concessionária: 0800 77 01 101.

A concessionária recomenda que a ferramenta seja utilizada pelos passageiros ou pelos motoristas desde que com o veículo parado e em local seguro. Lembrando que, segundo o Código Trânsito Brasileiro (CTB), usar celular ao dirigir é uma infração, além de causar risco de graves acidentes.

Para falar com o CCO via WhatsApp, basta salvar o número 0800 7701 101 na lista de contatos do aplicativo e, em seguida, enviar uma mensagem, por exemplo, “Olá”. Automaticamente, o robô responde e inicia uma conversa com usuário, apresentando as opções em formato de menu.


Sobre a EcoRodovias 

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado e os Índices de Diversidade e Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001 de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.