Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Maio Amarelo: Eco101 promove ação de educação no trânsito em Vitória

Publicado em 22 de mai de 2019 às 16:00

No mês dedicado à conscientização sobre segurança viária, com a campanha Maio Amarelo, a Eco101, concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo, vai realizar uma ação de educação no trânsito no próximo domingo (26), na Praia de Camburi, em Vitória. O evento, que será realizado das 8h às 12h, no estacionamento em frente ao Hotel Aruan, contará com minipista para crianças, auditório itinerante e apresentações teatrais, além de exposição dos recursos da concessionária para atendimento aos usuários e exames gratuitos de saúde, como testes de glicemia, sanidade física e aferição da pressão arterial. 

De acordo com o diretor superintendente da Eco101, Jeancarlo Mezzomo, a ação tem como objetivo conscientizar a população de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, reconhecendo o trânsito como espaço de convivência e de exercício da cidadania, além de estimular a prática de atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito, tolerância, prudência, ética e prevenção da saúde. 

“Por meio dessas ações, buscamos envolver toda a sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Durante o evento, todos poderão refletir sobre o contexto em que vivem, sabendo que podem atuar como agentes transformadores para a construção de um trânsito cada vez mais respeitoso e seguro”, ressaltou. 

Durante toda a manhã a equipe de teatro Estripulia animará o público presente, com encenações e simulações de direção responsável, além de brincadeiras e jogos de perguntas e respostas utilizando placas de sinalização. Também haverá apresentações do projeto “De Bem Com a Via”, no auditório móvel, com atividades circenses e abordagem lúdica sobre a segurança viária. 

Após cada apresentação, o público infantil poderá participar das atividades na minipista, que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos e sinalizações, onde crianças conduzem triciclos e aprendem noções de trânsito e cidadania de forma divertida, seja como futuro motorista, pedestre ou ciclista. 

No dia também haverá a apresentação da orquestra do Instituto Preservarte, que atua na fabricação de instrumentos musicais e musicalização, além da a exposição dos “ukuleles” – instrumentos fabricados a partir de madeira suprimida das obras de duplicação da BR-101, feitos pelas crianças que participam do projeto Música nas Escolas, realizado em parceria com a Eco101. Além disso, o Sesi e o Senai oferecerão o Circuito Saúde com serviços de aferição da pressão arterial, massoterapia e cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal).

Segundo o gerente de Atendimento ao Usuário, Christian Tanimoto, o evento tem o foco voltado para as crianças, para que aprendam desde cedo a respeitarem as regras de trânsito. “Por meio de atividades lúdicas, vamos abordar questões como a importância de atravessar nas faixas de pedestres, respeitar os limites de velocidade das vias, usar cinto de segurança e não combinar celular com direção”, informou. 

Ainda segundo Christian, a participação dos adultos também é de grande importância, pois são eles os exemplos dos futuros motoristas. “Muitas crianças observam as ações dos pais enquanto eles estão dirigindo. É importante ficar atento, pois é uma grande responsabilidade. Uma prática muito recorrente é a utilização do celular na direção, o que é um péssimo exemplo. O motorista facilmente se distrai, podendo causar sérios acidentes”, explicou. 

Da ação, participarão, além da concessionária, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitan), Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) - por meio do Sesi e Senai -, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Águia Branca e equipes das empresas Primer, Vix Transporte e Logística e Unimar. 

Maio Amarelo 

Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e recomendado na resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019. A iniciativa é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. 

Outras ações da concessionária 

Ao longo do mês, recursos darão apoio em atividades em escolas, em parceria com a PRF. Além disso, serão realizadas apresentações dos projetos Ecoviver e De Bem Com a Via em algumas escolas municipais de Serra, Viana, Guarapari e Cariacica. 

Serviço
Dia: domingo (26/05)
Local: Praia de Camburi – estacionamento em frente ao Hotel Aruan 
Hora: 8h às 12h