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Exercício simulado de acidente foi realizado pela Eco101 na manhã desta quinta-feira (03)

Publicado em 03 de dez de 2020 às 16:00

A concessionária Eco101 realizou na manhã desta quinta-feira (03) o 8º Simulado de Atendimento a Emergência com múltiplas vítimas e produto perigoso. O Treinamento aconteceu das 8h30 às 12h, no Trevo de Guarapari, localizado no Km 335, da BR101. O objetivo do exercício é treinar e capacitar as equipes para atuar de forma eficiente e integrada em eventuais ocorrências. 

O treinamento simulou uma colisão entre uma carreta, um veículo de passeio e dois cavaleiros. Na ocasião, o motorista do veículo de passeio que trafegava sentido sul em pista simples, se distraiu ao manusear o celular, vindo a colidir em dois cavaleiros que trafegavam no acostamento. Com o impacto o veículo perdeu o controle, invadiu a contramão da direção e colidiu lateralmente na carreta com produto perigoso que seguia sentido norte. Com a colisão, a válvula do tanque da carreta foi danificada ocasionando vazamento do produto. Equipes atuaram para atender sete vítimas na área do simulado.

‘Este exercício é realizado com objetivo de aperfeiçoar as técnicas das equipes envolvidas, para que numa situação real haja sinergia entre as equipes  durante o atendimento, garantindo a segurança de todos os envolvidos, minimizando os riscos de um acidente com produto perigoso, danos ao meio ambiente, reduzindo o tempo de resposta ao usuário e prestação de um serviço de qualidade.”, explicou o gerente de Atendimento ao Usuário da Eco101, Christian Tanimoto.

Além das equipes da concessionária, o treinamento contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Além da empresa VSB Transportes. Cada órgão e empresa tem suas atribuições durante o treinamento e a ideia é justamente que este trabalho seja feito de forma integrada, garantindo um atendimento de qualidade, ágil e seguro em caso de ocorrências mais complexas.

Para o capitão Pagio, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, todo atendimento relacionado a emergência envolve uma serie de variáveis no cenário que torna muito difícil a operação. “O treinamento faz com que os agentes operadores melhorem suas habilidades e quando estiverem em um cenário de emergência real levarão um leque de opções de tomada de decisões muito maior. Quando a gente treina, aperfeiçoamos nossas habilidades para atuação. “explicou.

“Essa simulação é importante para padronizar os procedimentos de segurança, de atendimento, e a priorização do socorro as vítimas. Então tudo que é feito com uma preparação prévia, no momento da execução tende a ser mais correto, com mais qualidade e segurança.” frisou o Policial Rodoviário Federal Loiola.

Além de capacitar e treinar equipes, a concessionária adota uma série de ações para reduzir os acidentes ao longo do trecho sob concessão na BR-101. Entre 2013 (período de janeiro a outubro), a empresa registrou uma queda de 63% no número de vítimas fatais e 42% no número de acidentes totais no trecho concessionado, nos 475,9 quilômetros da rodovia. Esses dados vão ao encontro a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a redução pela metade dos acidentes de trânsito com vítimas no período entre 2011 e 2020, por meio da Década de Ação para Segurança no Trânsito.

A concessionária, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), analisa periodicamente os dados de acidente com a finalidade de propor novas ações para reduzir o número de acidentes. Com relação às ações voltadas à segurança viária, Eco101 conta com o Programa de Redução de Acidentes (PRA) para mapear todos os pontos críticos da rodovia e faz parte do Programa Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), maior iniciativa voltada à segurança viária no Espírito Santo. 

Operacionalmente, a concessionária investe na melhoria de sinalização horizontal e vertical e realiza diariamente obras de manutenção, restauração e conservação da BR-101/ES/BA. A concessionária disponibiliza atendimento aos usuários da rodovia, com apoio mecânico e médico, 12 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), e atendimento por meio do 0800 7701 101. Todos os serviços ficam disponíveis durante 24 horas. 

Na parte educativa, a Eco101 dispõe de 14 painéis que informam as condições da rodovia e também disseminam mensagens educativas de trânsito. A concessionária também realiza ações permanentes, com campanhas de conscientização e realiza palestras sobre segurança viária, veiculando diariamente ações no Twitter, Site, Instagram e revista mensal. Essas ações visam estimular a conscientização e mudança de comportamento dos motoristas. 


Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil e vem expandindo, ao longo dos últimos vinte anos, sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como relevantes eixos turísticos do país. Atualmente, administra 10 concessões de rodovias, que somam mais de 3 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. A EcoRodovias é também vencedora do leilão que definiu a concessão do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), em São Paulo. Além disso, gerencia dois ativos logísticos - um pátio regulador e um terminal portuário - que atendem ao Porto de Santos, o maior do Brasil.

Para mais informações: www.ecorodovias.com.br/