Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Eco101 investe em ações de educação no trânsito

Publicado em 01 de out de 2018 às 14:00

Implementação de melhorias estruturais e ações de responsabilidade social. Há cinco anos, a Eco101 traz melhorias à BR-101 com investimentos de R$1,138 bilhão, incluindo serviços operacionais voltados aos usuários e obras de manutenção e ampliação da BR-101, visando a segurança viária. Além disso, a concessionária busca conscientizar motoristas e pedestres para tornar o trânsito mais respeitoso e seguro por meio de ações educativas. Exemplo disso, foi o evento realizado no mês de setembro, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. 

A ação teve como objetivo conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a responsabilidade na segurança do trânsito, além de reconhece-lo como espaço de convivência e de exercício da cidadania, estimulando a prática de atitudes de prevenção, solidariedade, respeito, tolerância, prudência e ética. Tudo isso por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, que lembraram temas como a importância de trafegar de acordo com os limites de velocidade das vias, utilizar o cinto de segurança, não usar o celular ao dirigir, entre outros. 

O evento contou com a participação do Teatro Móvel do Projeto De Bem com a Via. Pais e crianças lotaram o auditório itinerante para assistir à apresentação do grupo Trip Teatro, com os palhaços Rouse Lopes e Tutúlio, que falaram sobre a importância do respeito às leis de trânsito e a maneira correta de viajar de bem com a via, proporcionando muitas risadas. Após a peça, a criançada pôde colocar em prática tudo o que aprenderam, simulando comportamentos seguros na minipista montada.

De acordo com o gerente de Atendimento ao Usuário, Christian Tanimoto, a ação foi um grande sucesso. “Nosso objetivo foi alcançado. O evento foi voltado principalmente para as crianças, que são os futuros motoristas. Mas tanto os mais novos quanto os mais velhos interagiram com as atividades, mostrando que podemos deixar o trânsito mais leve, humano e seguro”, ressalta. 

A ação também contou com a apresentação da orquestra do Instituto Preservarte, que emocionou e animou o público. Além disso, o instituto expôs os ukuleles fabricados a partir de madeira suprimida das obras de duplicação realizadas pela concessionária. Os instrumentos são feitos pelas crianças que participam do projeto Música nas Escolas, no município de João Neiva. 

Durante uma atração e outra, a equipe de teatro Estripulia, por meio do Projeto Ecoviver, realizou, junto ao público infantil, show com encenações de trânsito simulando direção responsável e irresponsável, além de diversas brincadeiras como jogo de perguntas e respostas, utilizando placas de sinalização viária e imitações, interagindo de forma lúdica e educativa. Ao longo do evento, também foram ofertados exames de saúde, como aferição de pressão, sanidade física e glicemia, que foram realizados pelos profissionais da Primer. 

A técnica de segurança do trabalho, Kamilla Mayrink, aprovou o evento. Ela, o marido e o filho, de três anos, se divertiram durante as apresentações. “Foi uma manhã muito bacana e diferente. Juntar a diversão com a educação chama atenção dos pequenos e essas ações são muito importantes para reforçar o que eles já aprendem com os exemplos que têm dentro de casa, respeitando as outras pessoas que também convivem no mesmo espaço”, finalizou. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve presente, apresentando os recursos utilizados durante operações de fiscalizações, como viatura, moto e o etilômetro. Além disso, as pessoas puderam utilizar óculos que simulam a condição visual de alguém embriagado, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a temática. 

Segundo o superintendente da PRF, Willys Lyra, a educação deve ser prioridade nas ações dos órgãos de trânsito. “A iniciativa da Eco101 é de grande importância neste papel de levar à sociedade a forma correta e segura de se comportar no trânsito, seja como condutor ou pedestre. A PRF, claro, abraça junto essa missão”, ressaltou. 

Além da Eco101 e PRF, participaram do evento equipes das empresas Primer, Vix Transporte e Logística e Unimar.


Conscientização

A Semana Nacional de Trânsito está prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro. O período tem como finalidade conscientizar a sociedade com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida, focando no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Em 2018, o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Nós somos o trânsito”, onde o objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A Eco101 apoia a iniciativa promovendo ações de conscientização. O movimento coloca em pauta o tema segurança viária e mobiliza toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, órgãos de governos e empresas para discutir o tema e propagar o conhecimento.