imagem de uma onda

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Eco101 completa 11 anos de concessão da BR-101 no Espírito Santo com marcos significativos em obras e serviços aos usuários

Publicado em 10 de mai de 2024 às 07:00

A Eco101 trabalha nas obras de duplicação entre os municípios de Guarapari e Anchieta. Nesse segmento, que compreende 22 quilômetros, 15 já foram liberados ao tráfego, incluindo pontes e viadutos, e outros sete estão com serviços em andamento. Nesse trecho, além da duplicação das pistas, está em andamento a construção e o alargamento de duas pontes – uma sobre o Rio Grande e outra sobre o Rio Benevente – e dois viadutos na região de Jabaquara. 

Também está em curso a construção de dois viadutos no Contorno de Vitória, em Cariacica, nos quilômetros 293 e 293,8. Já em Sooretama, equipes atuam nas obras de vias marginais, entre os quilômetros 125 e 127.

Outra obra que representa um marco importante para a segurança viária e a sociedade é a construção da nova Delegacia e UOP da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Serra. Em fase final, o prédio fica em local estratégico, proporcionando um trabalho mais moderno e confortável aos agentes, além de melhorar o atendimento à população, a segurança viária e a eficiência das operações de fiscalização e conscientização na rodovia.

A Eco101 também destaca a revitalização de toda a malha viária do trecho concedido para manter os parâmetros de qualidade. Além dessas obras específicas, a concessionária realiza serviços constantes, incluindo reparo no pavimento, sinalização, limpeza, conservação e manutenção de equipamentos e dispositivos de segurança.

Serviço de Atendimento ao Usuário

Além das obras de infraestrutura, a Eco101 conta com uma estrutura completa para atendimento aos usuários que trafegam pela rodovia. Ao longo dos 11 anos de concessão, 1,4 milhão de atendimentos já foram prestados, entre mecânicos e médicos. 

A empresa implantou e opera 12 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), mobilizando uma estrutura operacional composta por guinchos, viaturas de inspeção, ambulâncias, caminhões boiadeiros, caminhões-pipa e todo o equipamento necessário para atender prontamente às demandas dos usuários.

Para garantir um monitoramento contínuo da rodovia, a concessionária estabeleceu o Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona 24 horas por dia, coordenando todas as operações de atendimento e monitoramento da BR-101. Os acionamentos podem ser feitos pelos usuários por meio do 0800 7701 101 (telefone ou WhatsApp).

Redução de acidentes

Reflexo desses investimentos, das ações de conscientização com abordagem aos usuários para estimular a mudança de comportamento no trânsito e da fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Eco101 registrou, desde 2013, a redução de 68% no número de acidentes e de 49% no número de vítimas fatais.

A concessionária conta com o Programa de Redução de Acidentes (PRA), no qual são mapeados pontos de atenção da rodovia e estudadas possíveis melhorias junto às áreas responsáveis, bem como faz parte do Programa Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran).

Agenda ESG 2030

A Eco101, assim como todas as unidades do Grupo EcoRodovias, assumiu um compromisso tangível com a sustentabilidade ao aderir ao Painel da Agenda ESG 2030. Esse pacto representa um comprometimento em alcançar metas em 10 pilares estratégicos, denominados Vias da Sustentabilidade.

A adesão ao pacto reforça o empenho em áreas como estratégia climática, segurança, biodiversidade e ecossistema, economia circular, capital humano, diversidade e inclusão, equidade, relacionamento com as comunidades, ética, integridade e transparência, compras sustentáveis, proteção de dados e inovação.

Programas de educação ambiental nas comunidades lindeiras, projetos de preservação de fauna e flora, compensação ambiental com o programa carbono zero, abastecimento da frota administrativa com etanol – fonte de combustível renovável - são alguns exemplos de práticas adotadas na empresa. 

Atualmente, a Eco101 integra o grupo de concessões Classe A no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), da ANTT. O programa é uma iniciativa da agência para fomentar adoção de melhores práticas sustentáveis atreladas ao desenvolvimento de infraestrutura.

Eco101 – 11 anos

•    478,7 quilômetros de extensão
•    1,8 mil trabalhadores
•    R$ 2,4 bilhões em investimentos
•    + de 257 milhões de veículos já passaram pela rodovia
•    12 bases operacionais
•    7 praças de pedágio
•    20 câmeras de videomonitoramento
•    10 viadutos construídos
•    20 passarelas
•    + de 1,4 milhão de atendimentos
•    Duplicações em Ibiraçu, João Neiva, Contorno de Iconha, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta
•    Redução de 68% no número de acidentes
•    + de R$ 6 milhões em projetos sociais (*leis de incentivo)
•    + de 29 mil pessoas beneficiadas