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Eco 101 promove novas ações em apoio aos caminhoneiros na BR-101

Publicado em 31 de mar de 2020 às 09:55

A Concessionária Eco 101, responsável por administrar a BR-101/ES/BA, vem realizando uma série de ações, em conjunto com outros órgãos e empresas, dentre essas: a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sest/Senat e Nico Alimentos, para apoiar os profissionais de transporte de cargas no Espírito Santo. 

Dentre as medidas desenvolvidas de forma integrada entre as instituições: entrega de kits de higiene e de tags com pelo menos três meses de isenção na taxa de mensalidade (adesão e manutenção), sem obrigação de fidelização. Os caminhoneiros recebem, ainda, lanches e refeições. Além disso, profissionais de saúde orientam sob cuidados para evitar a propagação do Coronavírus e aferem a temperatura dos caminhoneiros que trafegam pela rodovia. De acordo com a programação, no Norte do Estado, as ações estão ocorrendo na BR-101 no Posto de Pesagem de Linhares, com previsão de extensão de até 30 dias. Já no Sul do Espírito Santo, os motoristas serão atendidos pelas ações no Posto de Pesagem de Rio Novo do Sul nestas quarta (1/04), quinta (2/4) e sexta (3/4), das 10 às 13 horas.

De acordo com o diretor-superintendente da Eco101, Carlos Eduardo Xisto, em um primeiro balanço, a Concessionária já disponibilizou, até esta segunda-feira (30/03), cerca de 930 kits de higiene, com luvas e máscaras, além de material informativo reforçando a importância das medidas de prevenção. Também já foram entregues uma média 50 tags e distribuídas cerca de 400 marmitas.

“Desde o início, adotamos uma série de medidas para reforçar a segurança dos profissionais que atuam no transporte de cargas. Ao longo da rodovia, nos painéis de mensagens variáveis, estamos propagando mensagens de apoio e orientações para os motoristas de caminhões e carretas. Além disso, as equipes de auxílio mecânico e médico ficam à disposição, em pontos estratégicos, para atendimento em todo o trecho.

Xisto destacou, ainda, que as bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), localizadas a cada 40 quilômetros na rodovia, servem como ponto de apoio aos motoristas, com água, banheiro e informações sobre as condições de tráfego na rodovia. Ele enfatizou, ainda, que é importante lembrar que o Centro de Controle Operacional (CCO) segue monitorando o trecho concedido e atendendo aos chamados por meio do 0800 7701 101. Todos os serviços funcionam durante 24 horas. 

Pagamento digital 

Conforme orientação dos órgãos oficiais, a concessionária orienta que os usuários troquem o pagamento em dinheiro por opções digitais quando possível. Além da cobrança automática e pagamento com o cartão de débito, as sete Praças de Pedágio da BR-101/ES/BA possuem máquinas com tecnologia de comunicação NFC, que ficam ao lado de fora das cabines, permitindo o pagamento por aproximação. Basta que os usuários habilitem os dispositivos, como celular e relógios inteligentes, ou utilizem cartões que permitem essa transação. Além disso, como medida adicional, nesta semana também, está sendo ampliada a instalação de dispensers com álcool 70% nas praças para apoio aos caminhoneiros. 

Balanças

Em cumprimento à determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Eco101 suspendeu as atividades nos Postos de Pesagem Veicular existentes na BR-101/ES/BA.  Segundo o ministério, o foco principal da medida é evitar maior tempo de retenção na rodovia, garantindo a entrega mais rápida de produtos nas regiões. Sendo assim, a fiscalização se dará no momento do embarque.