Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Eco101 realiza obras de melhorias no pavimento da BR-101

Publicado em 19 de set de 2019 às 09:11

A Eco101 iniciou, em agosto, obras de microfresagem do pavimento ao longo do trecho concessionado na BR-101. Até o momento, o serviço foi realizado em 70 quilômetros de pista nos municípios ao norte e sul do Espírito Santo. No total, as equipes vão atuar, até outubro, nos 100 quilômetros que estão previstos no cronograma de obras de restauração do pavimento. 

Mas, afinal, o que é microfresagem? Por que ela é realizada e quando é necessária? Quais são os benefícios do serviço para o pavimento e para os usuários que trafegam pela rodovia? 

De acordo com o coordenador de obras da Eco101, Guilherme Gonçalves, a microfresagem é realizada a fim de aumentar o conforto durante a viagem para os motoristas, além de reestabelecer a aderência entre o pneu e o pavimento. “A microfresagem consiste em realizar o nivelamento do pavimento e aumentar a sua superfície específica por meio da texturização do revestimento asfáltico, que, por sua vez, melhora a resistência à derrapagem no contato pneu/pavimento, aumentando a segurança dos usuários”, explica. 

As intervenções são feitas quando há existência de irregularidades superficiais na pista, que podem ser causadas por fatores climáticos ou ação das cargas do tráfego, por exemplo. A microfresagem é realizada por um equipamento que possui um tambor, uma espécie de rolo que possui “dentes” com espaçamentos de seis milímetros entre eles. A correção das irregularidades constatadas é garantida pelo sistema de nivelamento eletrônico. 

Guilherme explica que, nesse sistema, seis sensores ultrassônicos – distribuídos estrategicamente à frente, no meio e no final do equipamento – realizam uma leitura instantânea da superfície do pavimento. Essas leituras chegam a uma unidade de controle, que determina a espessura da microfresagem para que seja feita a correção da pista.  

O International Roughnness Index (IRI) é a grandeza física mensurável, em unidade de m/km, que melhor se correlaciona com o custo operacional dos veículos, o conforto, a segurança, a velocidade e a economia das viagens. Quanto menor o índice da rodovia, melhor o seu desempenho funcional, ou seja, melhor a sua qualidade.