Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Eco101 libera ao tráfego mais 6 quilômetros de pista duplicada entre Viana e Guarapari

Publicado em 10 de out de 2019 às 08:22

A Eco101 entrega, nesta sexta-feira (11/10), novo trecho duplicado da BR-101, entre Viana e Guarapari. Os novos 6 quilômetros, considerando encaixes de entrada e saída, afunilamento da via e desvios de entrada e saída dos trechos duplicados, serão liberados nas primeiras horas da manhã, quando serão iniciados os trabalhos de readequação da sinalização na pista antiga, intervenções que devem durar cerca de dois dias.

Os 6 quilômetros ficam entre os Km 323 ao 329, em Guarapari. Somados aos 9 quilômetros entregues em setembro passado, totalizam 15 quilômetros de duplicação e representam 50% das obras de 30 quilômetros em curso, previstas para serem entregues pela concessionária até o final deste ano.

O investimento para a duplicação desses 30 quilômetros soma R$ 159 milhões e a obra gerou em média 200 novos postos de trabalho diretos e 200 indiretos. O novo trecho possui, em toda sua extensão, pista duplicada em cada sentido, separadas por canteiro central ou barreira de segurança de concreto. Além da entrega dos 6 quilômetros, será liberada ao tráfego a nova ponte sobre o rio Iguape, no km 329, sentido Guarapari-Vitória, com extensão de 12 metros.  Após a liberação dessa estrutura, começam os trabalhos de demolição e reconstrução da antiga ponte na pista existente, que devem durar cerca de 60 dias. Haverá estreitamento na pista para que os serviços sejam feitos com segurança. 

De acordo com o gerente responsável pelas obras de duplicação da Eco101, Rodrigo Rodrigues, a Eco101 encontrou nessa etapa das obras alguns desafios não presentes noutras partes da BR-101, como a necessidade de estabilizar o solo, por conta da presença de água no local. “Nestes pontos, a construção da rodovia precisa ser executada por etapas, aguardando que o terreno se consolide naturalmente. Essa é uma medida técnica de segurança para que, após a conclusão da obra, não ocorram movimentações de solo que possam trazer riscos à nova rodovia e, consequentemente, aos motoristas”, explica.

Outros trechos

Dentro do cronograma de obras e investimentos da Eco101, além de Viana a Guarapari (quilômetro 305 a 335), já foram entregues trechos duplicados em Anchieta (Km 363 ao 366), Ibiraçu (Km  215,9 ao 220,4) e João Neiva (Km  205,4 ao 208,1), além do Contorno de Iconha (Km 373,4 ao 379,5), o que totalizará, até dezembro deste ano, 47 quilômetros de pista duplicada. Em dezembro, serão iniciadas as obras de duplicação de mais 20 quilômetros, de Guarapari a Anchieta, entre os Km 335 e 357.  

Nas obras entre Viana e Guarapari, estão em construção três viadutos, nos Km 305 (interseção da BR-101 com a BR-262); 321 (em Amarelos, Guarapari); e 335 (no trevo de Guarapari). A concessionária também investiu na construção de outros três viadutos em Viana, no km 298 (Marcílio de Noronha), km 298,5 (Vila Bethânia), e km 302 (Universal). Os dois primeiros estão com as obras em andamento e o terceiro, no bairro Universal, foi concluído e liberado para o tráfego em julho deste ano. 

Investimentos

Desde que assumiu a concessão, a Eco101 investiu na BR-101/ES, no período de seis anos, R$ 1,138 bilhão em obras de modernização, melhorias e ampliação e serviços operacionais. Esses recursos foram aplicados no recapeamento da estrada existente, na recuperação de dispositivos de drenagem, na construção de 12 bases de atendimento aos usuários (todas com ambulância e guinchos), na reforma de seis postos e três delegacias para a PRF, no nivelamento de 180 quilômetros de acostamento, na recuperação de sinalização horizontal e na substituição de seis mil placas de sinalização.