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Eco101 inicia revitalização da Rodovia do Contorno

Publicado em 04 de fev de 2019 às 09:42

A Rodovia do Contorno, importante trecho que liga os municípios de Serra e Cariacica, está ficando de cara nova. As melhorias já podem ser sentidas por motoristas que trafegam pelos 27 quilômetros da via. Isso porque a Eco101 iniciou, no segundo semestre de 2018, a restauração emergencial do Contorno de Vitória.

A rodovia, que estava sob responsabilidade do DNIT, foi incorporada ao contrato da concessionária em junho passado, conforme deliberação n. 343/2018 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A decisão autorizou a Eco101 a elaborar o projeto para a restauração do Contorno, o que inclui recuperação de todo o pavimento, sinalização vertical e horizontal, obras de arte e elementos de drenagem e terraplenos. 

De acordo com o gerente de Engenharia da Eco101, Rodrigo Rodrigues, os projetos foram encaminhados para avaliação à agência em dezembro. Após a aprovação, a concessionária iniciará imediatamente as obras de recuperação em todo o Contorno.  No entanto, a empresa já iniciou os trabalhos de recuperação emergencial para garantir a trafegabilidade e a segurança viária. 

“Essas obras já receberam investimentos de R$ 10 milhões. A recuperação total da rodovia deve ter um custo de R$ 77 milhões. A recuperação do trecho contempla a recuperação estrutural do pavimento em ambos os sentidos, a revitalização da sinalização horizontal e vertical, a implantação de tachas refletivas, a adequação nos sistemas de drenagem, a recuperação de barreiras rígidas e defensas metálicas e a recuperação estrutural de pontes e viadutos”, ressalta Rodrigo.

O gerente informa ainda que serão implantadas na rodovia sete passarelas, além das duas já existentes, em locais com maior fluxo de pessoas.

Investimentos

Desde que assumiu a concessão, a Eco101 investiu na BR-101/ES, no período de cinco anos, R$ 1,138 bilhão em obras de melhorias e ampliação e serviços operacionais. Esses recursos foram aplicados, por exemplo, no recapeamento da estrada existente, na recuperação de dispositivos de drenagem, na construção de 12 bases de atendimento aos usuários (todas com ambulância e guinchos), na reforma de seis postos e três delegacias para a PRF, no nivelamento de 180 quilômetros de acostamento, na recuperação de sinalização horizontal e na substituição de seis mil placas de sinalização. 

A aceleração das obras no período 2017-2018 demandou investimentos da companhia da ordem de R$ 310 milhões. Outros R$ 110 milhões estão sendo gastos com custos operacionais, o que inclui a continuidade da prestação dos serviços de ambulância e guincho aos usuários da rodovia.

Programa de obras de duplicação

No trecho de Anchieta, além de duplicação da rodovia nos dois sentidos, a pista foi modernizada, tendo sido utilizado como pavimento um material conhecido como asfalto-borracha, que utiliza pneus inservíveis na sua composição e proporciona maior aderência aos pneus, principalmente nos dias de chuva, evitando derrapagens e reduzindo o spray causado pelos pneus na presença de água. O asfalto-borracha também é importante por outro fator: a preservação do meio ambiente.

Em João Neiva, foi construída uma interseção em desnível no cruzamento existente na comunidade de Caboclo Bernardo, no km 206. A intervenção possibilita aos motoristas o cruzamento da pista ou o retorno na rodovia de forma mais segura e independente da via principal. 

No trecho de Ibiraçu, foi realizada a retificação de traçado da pista, entre os quilômetros 218 e 219, no trecho da curva do Mosteiro. A correção de traçado é necessária para suavizar e adequar curvas muito fechadas, compatibilizando-as com a velocidade da via, já que a BR-101 foi construída entre as décadas de 50 e 70, tendo o projeto original sido planejado para o tipo de veículo que trafegava na rodovia naquele tempo.

No caso do Contorno de Iconha, cerca de 95% das intervenções previstas no projeto estão concluídas. Foram finalizados os dois viadutos do trecho (um na interseção norte e outro na sul), interceptando a atual BR-101. Também já está finalizada a ponte sobre o Rio Iconha, que se encontra na metade do Contorno. Recentemente, foi concluído o aterro de encontro na interseção sul, que tem mais de 28 metros de altura. Além disso, atualmente, está sendo feito um desvio na BR-101, na interseção sul, para que as obras de encaixe do Contorno sejam finalizadas sobre a rodovia existente. Cerca de 83% do trecho estão pavimentados. As equipes estão trabalhando todos os dias da semana, sem interrupção e, em janeiro, foi iniciada a sinalização da nova rodovia, com pintura de faixas e implantação de tachas refletivas. O Contorno fica em área de mata virgem e já demandou em serviços de corte e aterro mais de 1,3 milhão de m³ de solo e mais de 100 mil m³ de escavações em rochas, realizadas por meio do uso controlado de explosivos.

A duplicação da rodovia também está em andamento entre Viana e Guarapari. No trecho, já foram retiradas a vegetação e as interferências, como fiação elétrica e rede de manutenção de água. Estão em andamento a etapa de terraplanagem e a construção das interseções em desnível. A primeira, próxima ao posto da PRF, em Viana, evitará que os veículos parem antes de seguir viagem no sentido Vitória, Guarapari ou Belo Horizonte. Outro viaduto será construído no distrito de Amarelos, próximo à rodovia ES-388, e o terceiro será em Guarapari, na principal entrada da cidade pela BR-101.