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Publicado em 27 de ago de 2024 às 11:33
Com obras de duplicação em andamento entre os municípios de Guarapari e Anchieta e trechos duplicados já entregues em Viana, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, João Neiva, Ibiraçu e Iconha, a ampliação da BR-101/ES/BA entra em uma nova fase. Após a obtenção da licença ambiental liberada pelo Ibama, a Eco101 também concentrará esforços na duplicação no trecho norte da rodovia. O projeto abrange uma extensão inicialmente concentrada na Serra, entre os quilômetros 242 e 247, começando próximo ao Contorno de Mestre Álvaro até as proximidades da Praça de Pedágio.
Com investimento de cerca de R$ 40 milhões, a iniciativa colabora não apenas com melhorias na infraestrutura rodoviária, mas também gera um impacto positivo no mercado de trabalho com a geração de 500 novos empregos, entre diretos e indiretos, impulsionando a economia da região. Além disso, a duplicação contribuirá para melhorar a fluidez do tráfego, reduzindo o tempo de viagem para os motoristas.
Após a conclusão da obra, o segmento contará com duas faixas para cada sentido separadas por canteiro central ou barreira de segurança de concreto, além de acostamentos em ambas as pistas. De acordo com o diretor-superintendente da Eco101, Roberto Amorim Junior, este é um passo inicial e significativo para a melhoria da mobilidade, segurança viária e desenvolvimento regional do trecho norte da rodovia. “A partir de agora contaremos com duas frentes simultâneas de obras, sendo uma em andamento no trecho sul, no segmento entre Guarapari e Anchieta, e o início dessa nova no município de Serra. A duplicação do trecho norte é uma obra muito aguardada e com a conclusão dessas frentes será possível sair de Serra até Anchieta com a pista 100% duplicada”, esclareceu.
Roberto detalha, ainda, que a concessionária construirá dois novos retornos em nível para acesso às comunidades de Cidade Nova da Serra e Calogi. Durante os serviços, serão necessárias interdições pontuais e o tráfego vai operar em sistema pare e siga, bem como estreitamentos de pista para a realização de operações de desmonte de rocha e retaludamentos. As intervenções serão divulgadas com antecedência, de acordo com o cronograma da concessionária.
O início dessa obra ocorre independentemente dos processos de relicitação e repactuação. O primeiro está suspenso devido à análise da solução consensual pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Eco101 continua operando o trecho sob concessão e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, incluindo socorro médico e mecânico, veículos de inspeção de tráfego, caminhões para captura de animais e caminhões-pipa para combate a incêndios, além do monitoramento por câmeras para garantir o fluxo do tráfego e a celeridade nos atendimentos de ocorrências na via.
Investimentos
Desde o início da concessão, sem contabilizar os investimentos previstos para 2024, foram investidos R$ 2,3 bilhões na BR-101/ES/BA. Esses recursos garantiram a recuperação inicial da rodovia e eliminação de desníveis nos acostamentos, a construção de instalações operacionais, avanços nas duplicações, construção de vias locais, passarelas, recuperação de estruturas e pontes, equipamentos, sistemas e tecnologias, além dos serviços operacionais voltados aos usuários.
Duplicações entregues
João Neiva (entre os quilômetros 205,4 e 208,1)
Além da duplicação das pistas, foi construído um viaduto na altura da comunidade Caboclo Bernardo, no quilômetro 206, que eliminou o cruzamento que existia no local, colaborando com a segurança e trafegabilidade.
Ibiraçu (entre os quilômetros 215,9 e 220,4)
Além da duplicação das pistas, o trecho ganhou novos dispositivos de segurança, nova sinalização horizontal e vertical e, para maior conforto dos moradores do distrito de Guatemala, uma passarela. O traçado da pista foi retificado, entre os quilômetros 218 e 219, no trecho da curva do Mosteiro, para suavizar e adequar curvas muito fechadas, compatibilizando com a velocidade da via, visto que a BR-101 foi construída entre as décadas de 1950 e 1970.
Contorno de Iconha (entre os quilômetros 373,5 e 380,2)
O Contorno de Iconha trouxe mais fluidez ao tráfego e mais segurança aos usuários, reduzindo a travessia, que passava pelo centro da cidade, de uma hora para até seis minutos.
Além de pistas duplicadas, foram construídas duas pontes e quatro viadutos. A região era conhecida como o maior gargalo para o transporte de cargas no Sul do Espírito Santo.
Viana a Guarapari (entre os quilômetros 305 e km 335)
O trecho possui cerca de 30 quilômetros de extensão, passando por Viana, Vila Velha e Guarapari. Além da duplicação das pistas, foram construídos três viadutos e duas pontes. Durante os serviços, também foram realizadas readequações da geometria da via.
Guarapari a Anchieta (entre os quilômetros 335 e 357,7)
O trecho conta com 22 quilômetros de extensão. Desses, 15 já foram liberados ao tráfego e sete estão com serviços em andamento. Além da duplicação das pistas, foram entregues dois viadutos que dão acesso à Alfredo Chaves e novas pontes sobre o Rio Conceição e Rio Jabuti. Está em andamento a construção de outros dois viadutos na região de Jabaquara e duas pontes sobre o Rio Grande e Rio Benevente, incluindo a recuperação e alargamento das existentes.
Anchieta (entre os quilômetros 362 e 365)
O trecho conta com 2,5 quilômetros de extensão, sendo o primeiro segmento duplicado pela Eco101 no município de Anchieta.