Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Eco 101 interdita BR 101 para içamento de vigas de viaduto em construção em Viana

Publicado em 20 de mar de 2019 às 14:20

A Concessionária Eco101 inicia, a partir da próxima sexta-feira (22), o içamento das 6 vigas do viaduto do km 302, que irá substituir o retorno de veículos localizado no km 301,5, nas proximidades do bairro Universal, em Viana. A mobilização para operação começa amanhã (21), sem intervenções no tráfego, e na sexta-feira (22), o trânsito será alterado.

A partir das 9 horas, será feito o bloqueio da pista principal do sentido norte da rodovia e os veículos serão direcionados para a via lateral. No sentido sul, haverá o estreitamento da pista, ficando uma faixa liberada para o tráfego dos veículos e, a outra, será ocupada pelos equipamentos que realizarão a operação de lançamento das vigas. A previsão é que toda a operação dure cerca de 30 horas, finalizando por volta das 15 horas de sábado (23).

Durante todo este período, o trânsito no sentido norte fluirá normalmente pela via lateral. Já no sentido sul, para garantir total segurança aos usuários, ocorrerão 6 bloqueios totais da rodovia com duração aproximada de 45 minutos cada. A previsão é que o primeiro bloqueio ocorra entre as 14 e 16 horas de sexta, e os cinco demais bloqueios ocorram ao longo da noite, se estendendo pela manhã de sábado até o final da operação, programados de forma a trazer o menor impacto à fluidez do tráfego.

Os motoristas devem ficar atentos às alterações no trânsito neste trecho e às orientações que serão transmitidas pela concessionária, observando a sinalização e placas indicativas de desvios que ocorrerão na pista, em ambos sentidos. 

De acordo com o diretor-superintendente da Eco101, Jeancarlo Mezzomo, as vigas que serão implantadas no viaduto já estão fabricadas e se encontram no km 305, dentro do pátio onde são produzidos os elementos pré-moldados. O transporte desses materiais ocorrerá durante toda duração de lançamento das vigas, e será feito por meio de carretas especiais o que não interfere significativamente no tráfego, tendo em vista que o trecho é duplicado. 

É preciso salientar que todas as estruturas de apoio necessárias para receber as vigas que tem cerca de 40 metros e 80 toneladas cada, já estão concluídas e que após esta etapa, inicia-se a construção da plataforma da pista por onde os veículos irão trafegar”, ressaltou o diretor. 

Jeancarlo ressaltou, ainda, que além dessa interseção em desnível, a Eco101 está construindo simultaneamente outros três viadutos na BR-101, obras que fazem parte da ampliação, melhoria e duplicação da BR-101. As obras contarão com investimentos da ordem de R$ 55,9 milhões, sendo que nesta interseção em desnível especificamente um total de R$ 4,6 milhões serão investidos.

Confira:

SENTIDO NORTESENTIDO SUL

Pista norte interditada a partir das 9h de sexta-feira (22); tráfego vai ser desviado para a via lateral. 

Estreitamento de pista no sentido sul, a partir das 9h de sexta-feira (22); tráfego vai fluir por uma faixa.

6 INTERDIÇÕES TOTAIS:

  • 1ª interdição total: previsão entre 14 e 16h de sexta.
  • Outras interdições: as outras cinco interdições, com duração de 45 minutos cada, ocorrerão ao longo da noite se estendendo pela manhã de sábado até o final da operação. O tráfego será liberado entre uma interdição e outra. 
  •