Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

BR-101 terá desvios para a construção de viaduto em Cariacica

Publicado em 31 de jan de 2020 às 14:36

A partir da manhã da próxima segunda-feira (3), motoristas deverão ficar atentos às sinalizações, pois haverá desvio de tráfego na BR-101/ES/BA em Cariacica. A Eco101 informa que a ação é necessária para dar início à execução das obras do novo viaduto localizado no quilômetro 293, na altura dos bairros Nova Valverde e Santana. Por enquanto, a mudança será feita apenas no sentido sul, ou seja, para motoristas que seguem na direção Cariacica/Viana. A modificação será mantida até o final das obras, previsto para maio de 2021.

De acordo com a Gerência de Engenharia da concessionária, o trânsito da pista central sul vai ser totalmente desviado para a pista lateral no mesmo sentido. Além disso, no trecho existe um cruzamento semaforizado, que permite o retorno do sentido norte para o sul, no quilômetro 293. Com o início do desvio, este retorno será bloqueado e os motoristas deverão realizar a manobra um quilômetro à frente, no quilômetro 292, onde fica o acesso aos bairros Santo Antônio e Bubu, e próximo ao Viaduto do Tabajara.

Ainda segundo a gerência, as modificações são necessárias com o objetivo de liberar frentes para a execução das fundações do viaduto, que servirão como base de sustentação das estruturas no solo. É importante lembrar que o trecho estará devidamente sinalizado para orientar os usuários. 

Novos viadutos 

A Eco101 vai construir dois novos viadutos nos quilômetros 293 e 293,8. As estruturas vão eliminar dois cruzamentos existentes nas proximidades do bairro Nova Valverde e Santana, permitindo maior fluidez e segurança para o tráfego, além de mais segurança para os pedestres que atravessam a rodovia. As obras, que têm previsão de conclusão em maio de 2021, fazem parte da ampliação, melhoria e duplicação da BR-101 e demandam investimentos da ordem de R$ 19,5 milhões, com geração de cerca de 100 empregos, entre diretos e indiretos.

No quilômetro 293, o cruzamento semaforizado será eliminado com o alteamento da BR-101 por meio de aterros no sistema “terra armada”. A construção deste viaduto, que terá cerca de 20 metros de comprimento, será feita no topo desses aterros. Ao final, a estrutura permitirá que o trânsito de veículos e pedestres do bairro flua pelas vias laterais e sob a BR-101. 

No quilômetro 293,8, o viaduto terá aproximadamente 35 metros e será construído sobre a pista existente. A estrutura vai permitir que motoristas façam retornos seguros em ambos sentidos e os pedestres vão poder atravessar a pista sobre a rodovia. Neste trecho específico, não haverá alterações no tráfego.