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BR-101 passará por interdição para içamento de passarela em Viana

Publicado em 20 de nov de 2020 às 11:20

No próximo sábado (21) será realizado o içamento da travessia da passarela de pedestres localizada no km 304 da BR-101/ES/BA, na altura do bairro Ribeira, em Viana. A atividade faz parte do cronograma de implantação das três novas estruturas, obras que contam com o investimento da ordem de R$3,6 milhões e a previsão é de que sejam finalizadas até maio de 2021.

De acordo com o gerente de Engenharia da Eco101, Rodrigo Rodrigues, a operação de içamento está prevista para acontecer a partir das 19h, do próximo sábado (21) até a 1h do domingo (22). Durante esse período, será feita a sinalização das obras e o posicionamento do guindaste, com interdição total em ambas as pistas.

“A partir das 22h30 se dará o içamento da estrutura metálica e lançamento sobre os pilares. Nesse momento, o tráfego será totalmente interditado por um período de uma hora. É importante lembrar que os horários são uma previsão de cronograma e que caso as condições climáticas não estejam favoráveis, a operação poderá ser reprogramada”, explicou o gerente.

Passarelas

A Eco101 já implantou 16 passarelas de pedestres ao longo da BR-101/ES/BA. Em julho desse ano, a concessionária iniciou a implantação das três novas estruturas em Viana, totalizando as 19 passarelas previstas no Contrato de Concessão. Vale destacar que estas três últimas passarelas foram antecipadas do 20º ano de concessão (ano 2033) para o 8º ano concessão (2021).

Entre 2019 e 2020, a Eco101 entregou oito passarelas – sendo uma na Serra, localizada no km 262, e outras sete no Contorno de Vitória, em Cariacica, localizadas nos km 285,8; 286,1; 287,3; 288,3; 292,6; 295,2; e 295,4. Para essas obras, foram investidos R$9,5 milhões. 
Além dessas, outras oito estruturas também já foram implantadas pela Eco101 -  Conceição da Barra (km 32,4), São Mateus (km 68,3), Ibiraçu (km 219,6), Serra (km 263,1 e km 271,9), Cariacica (km 289,8) e Viana (km 299,2 e km 300,5) -, e três estruturas já existiam no trecho – Linhares (km 148,9 e 149,3) e João Neiva (km 149,3).
Os locais são definidos com base em estudos que detalham o fluxo de travessia de pedestres e de veículos nas regiões. Além disso, os projetos e a execução da obra são autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Cronograma de Içamento de Travessia (km 304):

19:00 às 20:00 – Início da sinalização de interdição de faixas Sentido Norte (Acostamento e Faixa 2), faixa Sul sem intervenção neste período;

20:00 às 22:30 – Montagem do guindaste sobre acostamento e faixa 2 (Sentido Norte) e preparação para Içamento;

22:30 às 00:00 – Intervalo para interdição total para Içamento (tempo estimado de 1h):
Sentido Norte: tráfego totalmente interditado;
Sentido Sul: tráfego totalmente interditado nas intermediações do km 302,800;

00:00 às 01:00 – Finalização da montagem / instalação;

01:00 – Liberação do tráfego sobre as faixas Norte interditadas;

As atividades estarão sujeitas a alterações conforme condições climáticas.          


Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil e vem expandindo, ao longo dos últimos vinte anos, sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como relevantes eixos turísticos do país. Atualmente, administra 10 concessões de rodovias, que somam mais de 3 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. A EcoRodovias é também vencedora do leilão que definiu a concessão do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), em São Paulo. Além disso, gerencia dois ativos logísticos - um pátio regulador e um terminal portuário - que atendem ao Porto de Santos, o maior do Brasil.

Para mais informações: www.ecorodovias.com.br/