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BR-101/ES-BA é recuperada após as fortes chuvas

Publicado em 12 de dez de 2022 às 11:00

As fortes chuvas que assolaram o Espírito Santo nas últimas semanas deixaram muitos estragos em vários municípios capixabas. Infelizmente, os efeitos causados também foram sentidos nas rodovias de todo o estado. Com a BR-101/ES-BA não foi diferente. A rodovia sofreu com erosões na pista, queda de barreiras e comprometimento do fluxo por conta do acúmulo de água ocasionado pelas tempestades. 

Mesmo em meio a essa situação, a Eco101, desde o início das chuvas, atuou de forma preventiva e proativa, a fim de minimizar os prejuízos e restabelecer a operação normal da rodovia. Foi criada uma força-tarefa envolvendo serviços de sinalização, atendimento ao usuário, pavimentação, conservação e obras, que trabalhou ininterruptamente na via em diversas frentes.

Erosão
Ao longo dos 478,7 quilômetros da concessão, duas ocorrências de erosão da pista apresentaram maior complexidade, devido à tempestividade para conclusão, o alto volume de material empregado e as condições climáticas desfavoráveis. 

O primeiro ponto foi registrado no dia 29 de novembro, no quilômetro 170, em Linhares, onde as equipes atuaram diuturnamente nas obras durante cinco dias para liberação do trecho. Nesse local, foram realizados serviços de contenção provisória da água acumulada, por meio da execução de ensecadeira – uma barragem de solo para interromper o fluxo – e abertura de vala para escoamento, possibilitando o isolamento da área para construção de um novo bueiro. 

Para maior agilidade, a concessionária trabalhou com materiais leves para execução do novo bueiro, facilitando sua montagem e possibilitando uma finalização rápida do corpo de aterro com pedras, apesar das chuvas constantes. A pista recebeu camada de fresado asfáltico no sábado, dia 3, e foi liberada integralmente ao tráfego, enquanto restam pendentes a execução da camada final de revestimento asfáltico, a sinalização horizontal e a drenagem superficial, que serão feitos sob tempo estável.

O segundo evento foi registado em 1º de dezembro, no quilômetro 171,3, em Aracruz, com uma complexidade ainda maior que o primeiro, devido à grande vazão do rio do norte – que corta a rodovia e divide os municípios de Aracruz e Linhares – e a geometria da pista existente, com aterro de maior altura. Equipes da Eco101 foram mobilizadas imediatamente após essa ocorrência e seguem atuando, dia e noite, até que as obras sejam totalmente concluídas. 

A fim de reduzir os impactos da interdição total nesse ponto, foi construído um desvio provisório, paralelo à rodovia, que contribuiu para a regularização do fluxo e a ligação de norte a sul do estado, em ambos os sentidos. Após a conclusão desse desvio, iniciou-se a obra de reconstrução da pista existente, que contará com galerias de drenagem – para transposição do rio existente sob a pista – e execução do corpo de aterro e pavimentação, no traçado original da rodovia.

De acordo com o gerente de Engenharia da Eco101, Mauricio Cavalli, o primeiro desafio foi definir imediatamente uma solução eficaz para restabelecer o tráfego dos usuários, de acordo com a gravidade da ocorrência e os recursos disponíveis na região. Em paralelo, houve a urgência para mobilizar um grande número de equipamentos, mão de obra e recursos em tempo recorde, bem como organizar todo o trabalho em turnos, para que não houvesse paralisação das atividades em nenhum momento. 

“A complexidade técnica da ocorrência exigiu grandes esforços de nossa equipe de Engenharia, que foi capaz de pensar rapidamente na melhor solução, de acordo com o contexto local. Encontramos também desafios logísticos no transporte dos materiais, devido ao grande volume e o tempo chuvoso durante toda a execução, com diversos imprevistos nos entornos e outras ocorrências ao longo da rodovia, que demandaram atenção total das equipes” lembra Cavalli. 

Recuperação da via
Além dessas obras, que envolveram diretamente cerca de 200 pessoas, toda a rodovia é constantemente monitorada pelas equipes operacionais e de Engenharia. Equipes de manutenção do pavimento trabalham de maneira ininterrupta, mesmo nos finais de semana ou sob chuva intensa, para regularização dos danos sofridos pela rodovia e maior segurança dos usuários.

Equipes de conservação e limpeza também trabalham de forma contínua, removendo barreiras que caíram durante as chuvas, recompondo aterros atingidos, limpeza da pista, desobstrução da drenagem, corte de árvores com risco de queda e interdição parcial de outros pontos, que apresentem maior criticidade.

“Nesse período, identificamos 59 pontos de atenção ao longo do trecho concedido, de diferentes naturezas, como detritos na pista, erosões, quedas de barreira, entre outros, que necessitaram de atenção total de nosso time de Engenharia. As equipes trabalharam de forma incansável para que fosse restabelecido o fluxo da rodovia no menor tempo possível. Foram inúmeras frentes de atuação para garantir que o usuário pudesse voltar a transitar pela rodovia de forma segura”, afirmou Mauricio Cavalli, gerente de Engenharia da Eco101.

Sobre a EcoRodovias  
A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. A Companhia, subsidiária do Grupo ASTM, atualmente, administra dez concessões de rodovias que somam mais de 4 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Além disso, gerencia dois ativos logísticos: um pátio regulador e um terminal portuário que atendem ao Porto de Santos, o maior da América Latina. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, proporcionando viagens com mais fluidez, segurança e conforto aos nossos usuários. Para mais informações, acesse: www.ecorodovias.com.br