Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Ecoviver: alunos apresentam teatro sobre sustentabilidade nas escolas

Publicado em 01 de out de 2018 às 15:00

Alunos de 20  escolas municipais de Guarapari e Viana participaram das  Mostras de teatro durante o mês de setembro. As crianças e adolescentes viraram verdadeiros atores e abordaram, de forma divertida, a educação ambiental e demais temas sociais. As ações fazem parte do projeto Ecoviver, viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo Ecorodovias. 

De acordo com a coordenadora do projeto no Espírito Santo, Bruna Santos, o Ecoviver  é trabalhado a partir de etapas criativas, que vão sendo concluídas através de ações realizadas pelos alunos ao longo do ano. “Utilizamos metodologias ativas, como games, sala de aula invertida e storytelling para trabalharmos assuntos relacionados à Sustentabilidade. A jornada Ecoviver foi formatada como um jogo de tabuleiro e está dividida em etapas: início da jornada; descobrir; planejar; agir; nossa história e Mostras de Teatro. Essa última etapa é a apresentação teatral dos alunos abordando os temas trabalhados e as ações realizadas durante a Jornada”, explica. 

Ela ainda esclarece que nestas apresentações ocorre a seleção para as Mostras da Cidade, marcadas para os dias 08 de novembro, em Viana, e 09 de novembro, em Guarapari. Essas mostras são eventos finais do projeto nos quais quatro escolas selecionadas apresentam suas peças. Nesses dias, também ocorre a apresentação do Teatro Profissional do Ecoviver “Um dia na família do Capim” para os alunos e professores envolvidos no projeto. 

Neste ano, o projeto trabalhou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU): erradicação da pobreza; erradicação da fome; saúde de qualidade; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energias sustentáveis; empregos dignos e crescimento econômico; inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo responsável; combate às mudanças climáticas; vida embaixo da água; vida sobre a terra; paz e justiça; e parceria pelas metas.

Ecoviver
 
O Projeto Ecoviver foi criado em 2006, é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, e patrocinado pelo Grupo Ecorodovias. A cada edição anual – durante as atividades escolares – alunos e professores que estão envolvidos no projeto realizam ações de transformações socioambientais no entorno de sua comunidade escolar, por meio de atividades relacionadas às questões da sustentabilidade e das artes cênicas. 
 
O projeto promove e realiza atividades de formação aos professores, reuniões de organização e mostras artísticas de teatro, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento. Além disso, o Ecoviver envolve professores, alunos e comunidade de escolas públicas dos municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 
 
Objetivos
 
Sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de um novo olhar acerca do território em que vivem. Com aprofundamento sobre Sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS da ONU);
Fomentar a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade;
Despertar a sensação de pertencimento da comunidade e estimular o exercício da cidadania;
Proporcionar intervenções artísticas na escola, na comunidade ou no bairro, estimulando a criatividade e fomentando a arte e a cultura. 
 
Programação Guarapari 
Data Escola
03/set  EMEIEF João Batista Celestino 
03/set EMEF Marinalva Aragão Amorim 
04/set EMPEF João Lima Da Conceição
04/set EMEF Dalzira Meriguetti Merisio
04/set EMEIEF Maria Lino Ramos
05/set EMEF Maria Ramalhete Corrêa
05/set EMEF Benedita Martins de Souza
06/set EMEF Ignez Massad Cola
06/set EMEIEF Constantino José Vieira

Programação Viana 

Data Escola
19/set EMEF Dorival Brandão
19/set EMEF Washington Martins Filho
25/set EMEF Francisco de Assis
25/set EMEF Marcílio de Noronha
27/set EMEF Orestes Souto Navaes
27/set EMEF Dr Denizart Santos
27/set EMEF Washington Martins Filho
27/set EMEF Tancredo de Almeida Neves
28/set EMEF Euzélia Lyrio
28/set EMEF Divaneta Lessa Moraes
28/set EMEF Alvimar Silva
28/set EMEF Adamastor Furtado