Notícias

Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Cuidar da segurança dos pequenos é fundamental

Publicado em 23 de jul de 2018 às 11:48

Que as crianças precisam usar cadeirinha no carro todo mundo sabe, mas qual é a forma correta de utilizar esse equipamento? Você sabe até quando deve usar o bebê-conforto e a partir de quando já pode utilizar o assento de elevação? As dúvidas são inúmeras, já que cada equipamento é destinado a uma faixa etária, que varia de acordo com a idade, o peso ou a altura dos pequenos. 
 
E como escolher a cadeirinha certa? Existe uma grande variedade de equipamentos para cada fase de desenvolvimento da criança, de todos os tamanhos e preços. Você pode optar por bebê-conforto, cadeirinhas reversíveis ou assentos de elevação. 
 
Bebê-conforto: Adequado para bebês de até 13 quilos, incluindo recém-nascidos, e deve ser instalado de costas para o movimento do carro. Muitas vezes, esses modelos possuem uma base que fica acoplada ao veículo, o que facilita seu encaixe e desencaixe. Por ser leve e fácil de acoplar na maior parte dos carrinhos, ele pode ser retirado do carro sem ter que mexer no bebê.
 
Cadeirinha reversível: Serve para os recém-nascidos e crianças de até cerca de 16 quilos ou mais, dependendo do modelo. É instalada de costas para o movimento do carro, pois, assim, protege melhor o pescoço do bebê em caso de acidentes. Antigamente, a orientação era para que a poltrona fosse virada para a frente quando o bebê completasse um ano e atingisse nove quilos, mas hoje em dia os fabricantes e especialistas recomendam que se mantenha a criança virada para trás pelo máximo de tempo possível (até o limite de peso de cada modelo). A vantagem da cadeirinha reversível é sua durabilidade, fazendo parte da vida da criança por um maior período de tempo.
 
Assento de elevação ou booster: É um banco de apoio para a criança ficar mais alta e, assim, usar o cinto de três pontas do veículo. Apenas crianças com mais de quatro anos podem usar esse tipo de assento. É indicado para as crianças que não cabem mais na cadeirinha, mas que também não alcançaram altura suficiente para utilizar o cinto de segurança do automóvel. O booster deve ser colocado sempre no banco traseiro, posição que promove proteção do pescoço e cabeça da criança. O cinto de segurança do automóvel ideal para esta posição é o de três pontas. Para a segurança de seu filho, procure um profissional especializado para instalação da cadeirinha.
 
Alguns carros já possuem o Isofix, que é o sistema padrão internacional de pontos de fixação para cadeirinhas infantis em automóveis de passageiros. Ele exige pontos específicos de ancoragem, tanto no veículo quanto na cadeirinha, e, por isso, requer que o carro saia de fábrica com os encaixes necessários para receber o assento. Basicamente, são duas travas de fixação na base da cadeirinha ou do bebê-conforto, que se encaixam em barras de aço soldadas à estrutura do veículo. Estão localizadas no vão entre o assento e o encosto do banco traseiro. Certifique-se sobre a existência desse padrão em seu carro.
 
No entanto, independentemente de ser lei, o uso da cadeirinha é importante com o único objetivo de aumentar a segurança no transporte das crianças. Lembre-se de que é a vida de seu filho, e ela não deve ser arriscada nem que seja num trajeto curto, perto de casa.
 
Dicas
 
Sempre compre produtos com o selo do Inmetro, que verifica se eles cumprem as exigências da legislação brasileira;
Instale o dispositivo ainda na loja para conferir se ele pode ser acomodado no seu carro;
Use o assento em qualquer viagem, mesmo quando for a algum lugar perto de casa. A maior parte dos acidentes ocorre próximo da residência;
A cadeira de segurança precisa estar bem presa ao banco do carro, com o cinto de segurança. Ela não pode se mover mais de dois centímetros de um lado para o outro;
O ideal é adquirir uma cadeira nova, já que, assim, você não terá problemas com seu histórico de uso. Mas caso opte por uma usada, verifique se não há sinais de desgaste, se suas partes são originais e se não existe nenhum ponto danificado na estrutura.