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Eco 101 entrega trecho duplicado em João Neiva

Publicado em 11 de set de 2018 às 14:00

As obras de duplicação da BR-101/ES, em João Neiva, entre os quilômetros 205,4 e 208,1, foram finalizadas pela ECO101 e o trecho duplicado entregue aos usuários no último dia 8 de setembro. O trecho tem 2,7 quilômetros de extensão, sendo 2,1 quilômetros de pista duplicada e 600 metros de encaixes e estreitamento de pista. No sentido Sul, a entrega foi antecipada para o último dia 30 de julho, para dar maior fluidez ao tráfego na região.

O trecho agora conta com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, além de interseção em desnível no cruzamento existente na comunidade de Caboclo Bernardo, no km 206. A intervenção possibilita aos motoristas o cruzamento da pista ou retorno na rodovia de forma mais segura e independente da via principal.

De acordo com o gerente de Engenharia da concessionária, Rodrigo Rodrigues, a conclusão da obra é resultado do esforço da concessionária para obter licenças ambientais e autorizações judiciais relacionadas à liberação da faixa de domínio, bem como consequência dos R$ 420 milhões que estão sendo investidos este ano na rodovia. Deste total, R$ 310 milhões em novas obras de ampliação e R$ 110 milhões em serviços operacionais para os usuários.

Outros trechos

Dentro deste cronograma de investimentos, estão em andamento as obras de duplicação nos municípios de Ibiraçu, Iconha e o trecho de Viana até Guarapari, totalizando com os trechos já liberados, 47 quilômetros. A aceleração dessas obras só foi possível por conta da ação da concessionária, que solicitou licenciamento simplificado aos órgãos ambientais, baseado na portaria 289/2013, do Ministério do Meio Ambiente.  

Após João Neiva, será entregue o trecho de Ibiraçu (km 215,9 ao Km 220,4), previsto para outubro de 2018. No trecho está sendo construída uma retificação de traçado da pista, entre os kms 218 e 219, no trecho da curva do Mosteiro. A correção de traçado é necessária para suavizar e adequar curvas muito fechadas, compatibilizando com a velocidade da via. A modificação é necessária pois, como a BR-101 foi construída entre as décadas de 1950 e 1970, o projeto original foi desenvolvido para o tipo de veículo que trafegava na rodovia naquele tempo, por isso a necessidade desta correção.

Já o trecho do Contorno de Iconha está em fase final dos trabalhos. Uma das obras mais complexas atualmente em execução no Estado do Espírito Santo, o novo Contorno está sendo realizado inteiramente em área de mata virgem e já demandou em serviços de corte e aterro mais de 1,3 milhão de m³ de solo, além de mais de 100 mil m³ de escavações em rochas, realizadas por meio do uso controlado de explosivos. O cronograma deste trecho sofreu os impactos das chuvas deste ano que superaram em mais de 100% a média histórica para os meses de março a julho, além da greve dos caminhoneiros, que paralisou o país por 11 dias.

Atualmente mais de 50% da extensão encontra-se nas camadas finais de pavimentação. A obra depende agora do bom tempo, nas próximas semanas, para terminar as últimas camadas de um aterro de mais de 28 metros de altura na extremidade sul do Contorno onde se conecta com a BR-101. Nesta fase final será necessário ainda realizar detonações de rochas existentes e o desvio no traçado atual da BR-101 para que seja realizado o encaixe do Contorno com a rodovia atual.

Além da modernização da rodovia e melhora da fluidez do tráfego no local, as obras de duplicação utilizam no pavimento um material conhecido como asfalto borracha, que proporciona maior aderência aos pneus, principalmente nos dias de chuva, evitando derrapagens e reduzindo o spray causado pelos pneus na presença de água. O gerente de Engenharia da ECO101 destaca, ainda, que o asfalto borracha também é importante por outro fator: a preservação do meio ambiente. A cada um quilômetro de pista implantada com asfalto borracha são utilizados 700 pneus de caminhão ou 2.020 pneus de carros de passeio, material que deixa de ser descartados na natureza, sendo reutilizado de forma sustentável.

“O material utilizado na usinagem do concreto asfáltico é caracterizado por uma mistura de pó de pneu triturado com ligante betuminoso convencional produzido nas refinarias. Segundo ele, este tipo de pavimento de asfalto borracha é cerca de 40% mais resistente e durável do que o asfalto convencional. Como é mais resistente, necessitará, ao longo dos anos, de intervenções mais espaçadas e, consequentemente, provocará menos incomodo aos usuários da via.

Investimentos

A concessionária já investiu na BR-101/ES, em cinco anos, R$ 1,138 bilhão, incluindo neste valor os serviços operacionais e obras de melhorias e ampliação. Esses recursos garantiram o recapeamento da estrada, recuperação de dispositivos de drenagem, construção de 12 bases de atendimento aos usuários (todas com ambulância e guinchos), reforma de 6 postos e 3 delegacias para a Polícia Rodoviária Federal, nivelamento de 180 quilômetros de acostamento, recuperação de sinalização horizontal e substituição de 6 mil placas de sinalização.